Matrix, uma ficção da realidade

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Produção da aluna Carla Franciele Souza Garcia da 3ª série para o trabalho de Sociologia sobre o filme Matrix.

Matrix, uma ficção da realidade


O filme Matrix engloba teorias sociológicas e filosóficas. As ideologias, por exemplo, dominam e capturam as pessoas. O filme,em si é fictício ao extremo, para muitos que o assistem é apenas uma ficção, no entanto para aqueles que realmente sabem extrair a essência, notarão a criação de um mundo virtual que controla a vida dos seres humanos, o que não difere da realidade.
No primeiro capítulo aborda a importância do trabalho, em que uma pessoa não reconheceu no trabalho o que o torna humano. Observa-se que o ser humano “se coisifica”. Eis uma característica de alienação.
Quando Neo vê a luz, percebe-se que é o que eles tentam empurrar como cultura devido a muitas teorias; as mesmas são distorcidas ou mal interpretada, gerando uma alienação. Essa,é a massa sendo conduzida para onde está o pré-poder.
Uma cena marcante é o momento que Morpheu cita a seguinte fala: “ A natureza é um mundo que colabora diante dos olhos para não ver a verdade. Que verdade? Você é um escravo como todo mundo, vive no cativeiro” . Esta frase pode ser associada com a realidade que vivemos. A TV coloca o mundo em nossos lares, no entanto, de forma distorcida conforme convém a eles. Nos tornamos escravos das propagandas publicitárias com verbos no imperativo (compre, beba, use,veja...), “Você será o melhor se fizer isso ou aquilo’, estará na moda se usar assim ou assado” e assim segue. Eles estipulam padrões para a vida das pessoas e até a receita da felicidade ou do sucesso sexual.
Quando Neo atravessa a “redoma” e enxerga duas realidades, sem ser controlado pela força do mundo das idéias, mostra que o mundo em que ele vivia era uma ideologia, falseando a realidade. A mente é manipulada por uma falsa idéia ou sentido.
Observa-se que no momento que Neo começa acreditar em si mesmo, ele se liberta do Matrix. A partir do momento em que as pessoas começarem a acreditar nelas próprias, libertar-se-ão também dos grupos alienados e da vivência ideológica.

0 Deixe seu comentário aqui!:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails