Dicas para uma boa redação no Enem

terça-feira, 18 de maio de 2010

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma grande oportunidade para os estudantes ingressarem no tão sonhado curso superior. Entretanto, para conseguir uma excelente nota no exame não basta apenas gabaritar as questões objetivas.

A redação é um elemento que conta muito. Quem domina as técnicas textuais tem grandes chances de se sobressair sobre os demais candidatos, portanto, pode ser um peso decisivo no momento de buscar uma vaga na faculdade.

Por isso, já é o momento de se preparar para o Enem. Reforce o concreto linguístico, acumule informação e simule várias vezes a verdadeira obra que é um texto. Confira algumas dicas para se destacar na redação:

Atenção ao enunciado!


  • Antes mesmo de pegar na caneta para escrever, leia os textos de apoio e o enunciado. Procure entender bem o que a questão pede.

Elabore a planta da sua construção


  • Alguns preferem fazer mentalmente, outros no canto da folha, mas é sempre bom esboçar a estrutura do texto antes de começar a escrever.

De que lado do muro você está?

  • Defina sua opinião em relação ao tema e a exponha o quanto antes. Não se preocupe: a sua posição, em si, não será avaliada. O que está em questão é a sua capacidade de construir um texto dissertativo e argumentar para convencer o leitor.

Liste os pilares de sustentação

  • Tenha pelo menos três argumentos, sejam eles a favor, contra ou de ambos os lados da discussão. Quanto mais concretos forem, melhor, e é necessário que eles se relacionem para que o texto não vire uma enumeração de exemplos.

Faça o acabamento

  • A conclusão deve trazer uma hipótese de solução para o problema. Evite generalismos como “se todos fizerem sua parte o mundo melhora”. Procure novamente ser concreto, evite expor ideias novas nesse momento e não repita a introdução

Uma prova sem mudanças

  • Ao contrário da maior parte do exame, a redação não sofreu modificações (até o momento) em relação ao ano passado. Segundo o MEC, será cobrado um texto do gênero dissertativo-argumentativo sobre um tema político, social ou cultural. Tradicionalmente, esse tema é relacionado ao cotidiano e às atualidades. O tamanho mínimo é de sete linhas. No entanto, para que se possa desenvolver o raciocínio, ele não deve ter menos de 15.

A redação do Enem não é igual às outras

  • O Enem pede apenas um texto, do gênero dissertativo argumentativo, que objetiva convencer o leitor do posicionamento tomado pelo autor diante do tema. Portanto, é uma prova mais tradicional. Mas não se engane com a aparente facilidade: a boa construção do texto é cobrada.

Fique de olho no que acontece pelo mundo

  • A redação cobra tradicionalmente temas relacionados a fatos da atualidade e do cotidiano. Portanto, para argumentar bem é necessário estar bem informado sobre o que acontece pelo mundo. Ler jornais, revistas, sites de jornais na internet, ver programas jornalísticos na televisão e escutar rádios de notícias pode ajudar. “A prova não está pronta ainda. Até a gripe A pode ser tema”, diz a professora Glaucia Lopes.

Cuidado com a coesão

  • Entender e aplicar de forma correta os elementos de coesão em um texto é importante, explica o professor Yeso Osawa Ribeirto. E é algo que frequentemente fica “de lado”. Devem-se escolher bem as palavras. “Já vi gente usando contudo, que indica uma contraposição de argumentos, para concluir um raciocínio. O certo seria usar portanto”, exemplifica.

Fonte: Portal RPC

0 Deixe seu comentário aqui!:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails